Bem vindo à comunidade FUTStage

Em baixo, podes ler as respostas às perguntas mais frequentes que recebemos.

A FUTStage é a plataforma que oferece acesso direto a contextos profissionais de Futebol. Através da plataforma podes realizar estágios de observação em clubes profissionais de primeira e segunda Liga e contactar com elementos de staff que trabalham nestes contextos (Treinadores, Diretores Desportivos, Departamentos de Rendimento, Departamentos de Comunicação).

De forma a aumentar o impacto e acessibilidade, os membros podem usufruir de experiências presenciais e programas virtuais para entrar em contacto com o contexto profissional durante a sua subscrição.

Mais do que cursos, ideias ou formações, para atingir o contexto profissional, os treinadores precisam realmente de:
– Criar a sua própria rede de contactos de influência (Network)
– Definir a sua própria marca e imagem no mercado (Marca Pessoal)
– Obter conhecimentos e processos específicos para aproveitar as oportunidades quando surgirem (Competência)

A FUTStage é a plataforma mais eficaz para todos os treinadores que desejam tornar-se profissionais e procuram investimentos inteligentes nas suas carreiras de treinador, trabalhando cada um destes pontos através das atividades da plataforma.

MISSÃO FUTStage: Colocar os Treinadores em contacto direto com o contexto profissional de futebol (clubes e treinadores) e prepará-los para criarem as suas próprias oportunidades.

Todos os treinadores de futebol, ou aspirantes, independentemente da sua área, experiência ou nível de intervenção, podem tornar-se membros: Treinadores principais, adjuntos, observadores, analistas, fisiologistas, preparadores físicos, directores desportivos, coordenadores, psicólogos, alunos e outros ligados à modalidade de Futebol.

Procuramos Treinadores comprometidos com capacidade de investimento (tempo disponível, energia e dinheiro) para acompanhar o nosso processo e gerar impacto nas suas próprias carreiras.

Hoje em dia temos membros que atuam em diversos contextos, desde clubes da Liga dos Campeões e da Liga Europa até seleções nacionais e estudantes de desporto que estão apenas a começar o seu caminho. O mais importante não é onde estás hoje ou quem conheces, mas sim se tens o que é necessário para fazer o caminho connosco.

A FUTStage é definitivamente a ponte entre a tua situação atual e a desejada.

Podes tornar-te membro da FUTStage através da subscrição de um dos planos anuais:

  • Plano Membro Principal – plano que requer um investimento e te dá acesso total às experiências, programas e eventos de comunidade, contando sempre com o acompanhamento personalizado do nosso staff.
  • Plano Membro Adjunto – plano gratuito que permite que tenhas acesso à Área de Membro para conhecer as atividades e seres contactado pelo nosso staff. Como membro adjunto podes realizar o estágio de observação de 1 dia num dos clubes do nosso Circuito e aceder (através de pagamento) a todas as atividades.

 

Assim que adquires o plano Membro Principal, poderás aceder à “Área de Membro” através das credenciais (username e password) criadas. Nesta área, tens acesso a:

  • Experiências (atividades presencias)
    • Estágio de Observação de 1 Microciclo completo num dos clubes do Circuito (Treinos + Jogo)
    • Estágios de Observação de 1 Unidade de Treino em todos os clubes do Circuito
  • Programas (atividades virtuais)
    • Sistema de Interação com Treinadores Profissionais – interação com todos os treinadores
    • Workshop online de Comunicação
    • Workshop online de Redes Sociais
  • Eventos de Comunidade
  • Bolsa FUTStage
  • Conteúdo técnico (entrevistas, reportagens e artigos)

Todas as atividades dos membros na plataforma são acompanhadas diretamente e de forma personalizada pelo nosso staff: Como Membro Principal tens acesso a reuniões de preparação para cada uma das atividades e suporte direto para maximizar o teu investimento. As atividades da nossa plataforma são acompanhadas pela emissão de um certificado de participação que poderás anexar ao teu CV.

Na Área de Membro vais encontrar o Painel de Membro que te permite gerir todas as atividades de forma autónoma.

Duração do plano Membro Principal: 1 ano a contar do dia da subscrição.

O preço final do plano “Membro Principal” dependerá da forma de pagamento e taxa de IVA do país de onde estás a realizar a compra – 23% de IVA em Portgal. Os membros podem escolher pagar o valor do plano de uma só vez ou pagar em 3 prestações. Consulta os valores na página “Membro Ativo”.

O pagamento do plano “Membro Principal” dá-te a possibilidade de usufruir das experiências, programas e eventos de comunidade. Se desejares, poderás investir em novas  experiências e programas que terão um custo adicional.

Comunicamos em euros porque somos uma empresa europeia. No entanto, recebemos o pagamento em qualquer moeda, uma vez que queremos facilitar o processo para todos os nossos Membros em qualquer parte do mundo. Não te preocupes, o teu banco faz a conversão automática da tua moeda local em euros.

A FUTStage tem um grande compromisso com os seus membros e deseja verdadeiramente criar impacto nas suas carreiras.

Depois de adquirires o plano “Membro Principal”, irás receber um email de “boas-vindas” que contém um link que podes usar para marcar a reunião inicial de pontapé de saída (reunião virtual 1 para 1). Objetivo desta reunião:

  • Apresentar todas as atividades e respectivas formas de marcação;
  • Definir um plano de ação a curto e médio prazo de acordo com o objetivo e disponibilidade de cada membro;
  • Fornecer sugestões sobre os primeiros passos.

Como Membro Principal, poderás marcar as reuniões de preparação para cada uma das atividades que vais realizar connosco e terás um canal de comunicação direto para o nosso staff.

Como Membro Adjunto, ao subscreveres, receberás igualmente um email com um link para marcares uma chamada telefónica com o nosso staff  para analisar a tua situação atual, entender as expectativas a curto e médio prazo para a tua carreira de treinador e o orçamento que podes investir durante a época.

De acordo com as tuas capacidades, receberás sugestões sobre como maximizar o teu plano.

A equipa da FUTStage pode acompanhar a tua situação para se certificar de que estás a “usar e abusar” de todas as experiências e programas disponíveis.

Na FUTStage, decidimos diferenciar a nossa oferta usando um vocabulário simples e uniforme (sabes a importância de comunicar de forma clara e concisa para a tua equipa):

  • Experiências – Atividades presenciais
  • Programas – Atividades virtuais

Na “Área de Membro” vais encontrar esta distinção no menu principal.

No início de cada época desportiva, a FUTStage apresenta o seu Circuito com clubes parceiros onde os membros ativos poderão realizar as experiências presenciais.

Os clubes incluídos no Circuito da FUTStage estão disponíveis para a realização de estágios de observação presenciais desde 1 unidade de treino até microciclos completos (treinos e jogo).

A cada nova época, a FUTStage vai actualizar o seu Circuito com clubes profissionais de primeira e segunda liga em Portugal e, eventualmente, no estrangeiro. Os estágios presenciais serão realizados com as equipas profissionais (equipa principal, equipa B, equipa sub-23, equipa feminina) e formação (desde os sub-19 aos sub-15) de cada clube.

Cada clube tem a sua própria página com informações, regulamentos internos e curiosidades dentro da “Área de Membro” da FUTStage.

O Circuito de clubes é lançado oficialmente a 1 de Setembro de cada época desportiva, período a partir do qual é possível marcar e realizar as experiências.

O número de vagas em cada clube é limitado – Os membros ativos tem acesso a todos os clubes do Circuito enquanto as vagas estiverem disponíveis.

Ao adquirires o plano “Membro Principal”, terás acesso à “Área de Membro” onde podes marcar as tuas experiências presenciais:

  • Estágios de observação 1 unidade de treino – A subscrição “Membro Principal” inclui a possibilidade de marcar e realizar o estágio com a duração de unidade de treino (um dia) em todos os clubes disponíveis no nosso Circuito.
  • Estágios de observação 1 microciclo – A subscrição “Membro Principal” inclui a possibilidade de marcar e realizar o estágio com a duração de 1 microciclo completo num dos clubes do nosso circuito.

Os estágios de observação, independentemente da sua duração, incluem:

  • Acompanhamento das unidades de treino e jogo competitivo
  • Interação com a equipa técnica e elementos dos departamentos e Administração do clube
  • Visita às instalações desportivas (campos de treino, academia, estádio)
  • Suporte personalizado durante a experiência
  • Certificado de realização do estágio

Após a realização dos estágio de observação incluídos no plano, os membros têm a oportunidade de marcar e realizar novos estágios de um ou mais microciclos nos clubes do Circuito mediante o investimento do valor do microciclo – ver página do clube na “Área de Membro”.  É comum os membros ativos realizarem mais de um estágio de um microciclo durante a época.

Antes da marcação dos estágios , os membros ativos podem contactar com a nossa equipa para contextualizar a sua situação e fazer a melhor escolha para a sua carreira.

Ao adquirires o plano “Membro Principal”, terás acesso à “Área de Membro” onde podes aproveitar os programs virtuais:

  • Sistema de Interação com Treinadores Profissionais – A subscrição “Membro Principal” permite-te agendar e interagir um para um com todos os treinadores profissionais do Sistema. A interação é realizado através de uma sala virtual onde estarás frente a frente com profissionais de Futebol. Contamos com treinadores e elementos das várias áreas dos clubes do nosso Circuito, bem como, com a participação de treinadores de contextos tipo: Liga dos Campeões, Liga Europa, Seleções Nacionais, Primeiras Ligas em Portugal, Inglaterra,…
  • Workshops de Comunicação e de Redes Sociais – Estas duas peças de conteúdo estão disponíveis para os membros ativos, divididas por módulos.
  • Sessões de Mentoria – Os membros ativos têm acesso a mentores (treinadores profissionais) que estão disponíveis para avaliar as suas competências atuais e criar um processo de ensino-aprendizagem para o membro alcançar, de forma eficiente no menor espaço de tempo, as competências e conhecimentos necessários para o contexto e função a que se está a propor. Áreas disponíveis para mentoria: Treinador Prinicpal/Adjunto; Observador/Analista e Scout; Fisiologia e Preparação Física; Treinador de Guarda-Redes,  Diretor/Coordenador Desportivo; Inglês Técnico.

Todas as interações, sessões e partilhas são organizadas de acordo com a disponibilidade dos membros, pelo que, caso tenhas o “tempo contado” por causa do trabalho, treinos e/ou família, será sempre possível adequar os programas considerando a agenda dos membros.

Como parte da sua visão, a FUTStage quer retribuir à comunidade e ajudar a classe de treinadores de futebol em todo o mundo.

Para isso, os membros terão a oportunidade de se candidatar e ganhar uma participação gratuita nas experiências e programas da FUTStage: 

  • Estágios de Observação presenciais
  • Sessões de Mentoria virtuais

Em cada época a nossa equipa irá sortear as vagas para os membros que se candidataram à Bolsa FUTStage. A candidatura é realizada na “Área de Membro”.

Confirma os termos e condições de todos os programas antes da tua inscrição.

A FUTStage conta com a participação de treinadores profissionais e empresários experientes da indústria do futebol, e de uma relação privilegiada com clubes das ligas profissionais. Sabemos que conseguir um emprego em clubes profissionais depende das pessoas que conheces – Network de influência.

A maneira mais eficiente de criar uma rede que pode impactar a tua carreira é desenvolver conexões com pessoas com capacidade de decisão que se sentirão confortáveis para “mencionar o teu nome” ou integrar-te nas estruturas dos seus clubes. As interações são necessárias para desenvolver essas conexões com pessoas em contextos profissionais.

A FUTStage é a única plataforma que podes usar como treinador de futebol para interagir diretamente com contextos profissionais e pessoas em Portugal e no mundo.

Os membros terão acesso direto ao que apenas cerca de 1% da classe tinha antes – presencial e virtualmente – e vão aprender a como maximizar essas interações para desenvolver relacionamentos profundos em ambientes profissionais.

A porta está totalmente aberta para começares a criar as tuas próprias oportunidades nos contextos profissionais.

Os treinadores comparam-se constantemente com os seus pares a nível profissional. Os treinadores pensam que assim que conseguirem controlar o processo de treino com os seus jovens jogadores, já estão preparados para saltar para contextos profissionais. Mas isso não é exatamente verdade.

Ao longo dos anos e após expor milhares de treinadores a ambientes profissionais, entendemos que essa exposição pode gerar oportunidades de trabalho somente quando os treinadores estiverem realmente preparados para aproveitar a experiência. Estar pronto tem tudo a ver com competência.

Na FUTStage fomos mais fundo e podemos guiá-lo através das 3 etapas necessárias para te tornares competente como um treinador de futebol:

– Identifica o teu objetivo (função/contexto) e o caminho a traçar
– Entende quais as necessidades e especificações os treinadores profissionais de futebol têm hoje na tua área de sonho
– Domine essas necessidades e especificações

A FUTStage passou mais de 3 anos no mercado profissional a entender e testar estratégias para construir uma marca pessoal útil para treinadores de futebol.

Hoje trabalhamos com os treinadores para desenvolver os 2 “Ps”: PROTEÇÃO e PROMOÇÃO.

Os treinadores precisam de proteger a sua marca, o que significa que eles precisam de controlar a maior parte das informações online disponíveis para garantir que as pessoas de interesse encontrem exatamente o que os treinadores desejam que encontrem.

Para se promoverem, os treinadores precisam de entrar em contato com influenciadores da área e garantir que essas pessoas/páginas divulguem o teu trabalho para o seu público. Quando dizes: “Eu sou bom em liderança e sou o melhor com os aspetos metodológicos do jogo, etc.” (ou qualquer outra coisa sobre ti) é a mesma coisa de ouvir uma mãe a dizer: “O meu filho é o mais bonito da turma”. Os influenciadores é que precisam de dizê-lo ao seu público, não és tu.

Como membro, entenderás que isso é totalmente possível e que o processo é verdadeiramente objetivo.