Especificidade na Prevenção de Lesões e na Recuperação pós-jogo
O Treino em especificidade é algo considerado por a maioria benéfico, existir uma aproximação ao que se pretende obter em jogo é algo natural, embora as formas de o trabalhar possam divergir, desde o jogo formal, jogos reduzidos, exercícios por setores, por corredores, o trabalho de esquemas táticos. Uns treinadores acreditam mais nuns aspetos do que em outros e tudo é válido claro está, desde que se ganhe, falando do futebol de alto rendimento.
Mas onde fica a especifidade quando falamos do trabalho de prevenção de lesões e da recuperação pós-jogo. É dessa especificidade ou falta dela que vou falar, após ter aplicado um questionário a alguns treinadores sobre estas temáticas.
ETAPAS DE FORMAÇÃO DESPORTIVA- SUB 5 A SUB 23
A estruturação das etapas de formação deve ser uma prioridade para os clubes, de modo a impedir a “queima de etapas”, uma especialização precoce ou apenas que algumas capacidades não sejam contempladas (físicas, técnicas táticas, psicológicas, sociais), quando o deviam ser.
Inter de Conte e City de Guardiola. Uma reflexão-convite ao entendimento da Cultura Táctica
(Nota: Esta é a primeira de um artigo de duas partes. A segunda será publicada dentro de poucos dias.)
untitled image
untitled image
Táctica, componente agregadora, uma dimensão vista, na óptica deste artigo como uma dimensão Cultural. Cultura na medida em que construída, processual, dinâmica, evolutiva.
O Modelo de Jogo, também ele um emergir dinâmico, cuja concepção extrapola um carácter estanque e abstracto, sim observável.
Inter de Conte e City de Guardiola, são exemplos escolhidos, porque elucidativos creio, de pontos-mote para uma reflexão sobre o entendimento do conceber uma Cultura de jogo, da sua importância, lógica subjacente e pertinência que do meu ponto de vista encerra no futebol de hoje.
A variabilidade presente nos jogos de Inter de Antonio Conte e City de Guardiola, resultado essencialmente de algo construído e aculturado coerentemente durante mais que uma época até, caracterizou-se por um JOGO TODO, onde o aqui e agora regeu em parte o rumo da circunstância em vez de o jogo ir forçadamente para onde se predeterminou.
Coerência foi o que guiou o Inter de Conte e o o City de Guardiola (até antes da final da Champions). Coerência foi o que guiou à consolidação de uma Cultura de jogo, que obteve na maximização da redundância com a maximização da variabilidade duas fontes de energia para crescer.
Mario González
Mario González ??
Da equipa B do Villareal, à primeira liga portuguesa ?
Penso que posso falar pela maioria das pessoas quando digo que este era um jogador desconhecido para o adepto português. O Tondela nos últimos anos tem vindo a apostar no mercado(tanto de treinadores como de jogadores) com vários casos de sucesso como foi o de Nacho González, Pako Ayesterán, Pepelu, e este ano veio um extremo franzino que se fez avançado: Mario González. Um jogador em clara evolução, que tem nos seus movimentos de rutura e finalização as suas melhores armas. Um avançado moderno que procura jogar e fazer jogar, e que tem um sentido de baliza invejável (meia oportunidade sobra para ele fazer um golo). Deixo-vos com os lances do Mario contra o Moreirense, onde fez um hattrick e demonstrou uma clara evolução no sentido técnico e tático desde o início da temporada. Disfrutem! ?
Vitória FC 0-0 Estrela da Amadora
Vitória FC vs Estrela da Amadora
Duelo de históricos no Campeonato de Portugal ??
Dois grandes clubes adormecidos, que esta época acordaram para fazer juz ao nome e procurar a subida aos escalões profissionais do futebol português. Jogo intenso, onde as equipas entraram com bastantes cautelas, a procurar resguardar ao máximo a sua baliza. Na segunda parte Rui Santos tentou agitar o jogo com a entrada de alguns elementos ofensivos da equipa da Reboleira, e assim poder dar um grande passo rumo à 2ª Liga. Porém, o jogo acabou empatado apesar das bastantes oportunidades criadas por ambos os clubes.
SC Braga 0-1 Sporting CP
SC Braga vs Sporting CP
O cinismo do ? que pode ter acabado com o sonho de Champions dos ??
Jogo cartaz desta jornada da Liga Portugal, onde o Sporting demonstrou o porquê de estar no primeiro lugar, e continuar a demonstrar a regularidade e vontade de vencer, que são as características mais evidentes deste leão renascido das cinzas??. Um passe de gigante rumo ao título, que está cada vez mais perto e com 19 anos de espera ??.
Villareal 2-1 Arsenal
? Villareal 2-1 Arsenal ?
Uma meia final cheia de história, onde o vencedor da primeira batalha foi o suspeito do costume: Emery ??
Passo a passo, jogo a jogo. Unai Emery volta a mostrar o porquê de ser o treinador mais titulado da Liga Europa, e dá um grande passo rumo à final. Num duelo de espanhóis, o submarino amarelo conseguiu claramente superiorizar-se a um Arsenal que pareceu perdido desde o início do jogo. Vamos ver o que nos trás o jogo da segunda mão. Certamente, será um ótimo embate para se acompanhar. ?
Man City 2-0 PSG
? Man City 2-0 PSG ?
10 anos depois Guardiola volta a uma final europeia
Jogo de titãs. Duas equipas que têm sido duas dos grandes protagonistas europeus nos últimos anos e que nesta semi final fizeram juz a esse estatuto. O PSG teve te mudar um pouco a sua identidade desde que Pochettino assumiu as rédeas, e optou por um jogo mais posicional e organizado. Por outro lado, o Man City demonstrou ser uma equipa bastante competente em vários momentos do jogo, e foi capaz de superar-se a um adversário que nunca desistiu durante a eliminatória independente do resultado. ??
Psicologia do Desporto no Futebol: A importância do “goal-setting”
Psicologia do Desporto no Futebol: A importância do “goal-setting”. Muitas vezes existem erros no estabelecimento de objetivos, dando-se primazia aos objetivos de resultado sem se estabelecerem objetivos de performance para alcançar os mesmos. Os objetivos devem ser específicos, mensuráveis, realistas e baseados num determinado período de tempo (Cox, 2002), uma vez que aumentam os níveis de motivação dos atletas e, consequentemente, melhoram a performance dos mesmos (Maitland & Gervis, 2010).
“Eu, Analista”
A figura do Analista de Performance Táctico é para os mais distantes do Jogo (e mesmo para alguns dentro!) uma personagem algo estranha. O entendimento absoluto da importância e do tipo de trabalho por ele executado continua a ser na maior parte dos clubes uma incógnita para a estrutura e talvez por isso na realidade do futebol português tenhamos ainda uma área subdesenvolvida quando comparado com outros países…não sendo necessário ir aos campeonatos referência para chegar a essa conclusão. Uma crítica a mim, aos analistas que se confortam em estar na sombra e a todos aqueles que não entendem a verdadeira essência e importância do Analista, que vai desde a classe de dirigentes até a responsáveis técnicos. Está na altura portanto de acabar com este distanciamento, sair da sombra confortável e crescermos… porque o passo em frente de um, é o passo em frente de todos nós.
Análise ao Adversário e Plano de Jogo – Lazio x Bayern
Análise e Observação do Adversário para o jogo dos Oitavos de final da Champions League – Lazio x Bayern